top of page

Qual o momento ideal?

  • Foto do escritor: Cátia Guimarães
    Cátia Guimarães
  • 10 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de out. de 2021

11/04/20218

Com certeza você já teve que tomar uma decisão em um momento onde se perguntou: "será que essa é a hora?" "Será que eu devo?" "Será que alguém não vai gostar?" "Amanhã eu resolvo isso"... 

Você já se viu em uma dessas situações? O tempo todo tomamos decisões, até se queremos hoje, levantar da cama, tomar café ou simplesmente ficar no quarto, por mais simples e comum que seja, podemos fazer uma escolha. Por isso, quando temos que tomar uma decisão, seja qual for, podemos escolher ficar no mesmo lugar ou fazer o que tem que ser feito e pronto. 

Você pode está se perguntando e imaginando, inúmeras situações de difícil escolha, mas isso não é tão fácil assim? E, eu te digo, fácil não é, mas difícil também não, porque só depende de você. Quando temos que fazer algo e não fazemos, chamamos de procrastinação, você já escutou esse termo? Procrastinar é um dos piores meios para se alcançar algo, deixar de fazer o que é importante hoje e ter que fazer amanhã é só adiar e fugir do que realmente é necessário. 

Segundo pesquisa do https://posgraduando.com/, "todos nós procrastinamos, escolhendo prazeres fáceis em lugar de tarefas necessár ias ou realizadoras, dizendo a nós mesmos algo como "ainda posso fazer isso amanhã" - ou depois de amanhã, ou no dia seguinte". Finalizar um projeto no último prazo, no último minuto, é mais prazeroso do que cumprir todo o planejamento feito antes, isso por que a emoção está nesse momento liderando os sentimentos e a razão, afinal, posso conseguir fazer no último minuto e se conseguir, a satisfação é muito maior. "Cada vez que acontece algo prazeroso, você recebe uma dose de dopamina que modifica os neurônios de seu cérebro, aumentando a probabilidade de você repetir esse comportamento", diz o vídeo sobre procrastinação da AsapSCIENCE. "Muitas vezes a procrastinação é um sintoma, não uma causa." 

O problema vem depois, quando não conseguimos atender um prazo ou aquele mercado que deixei para o dia seguinte, virando assim um problema, tendo que dividir o meu tempo onde está tomado com atividades não realizadas. Contudo, vem o desespero, o "pânico" e a insatisfação junto ao sentimento de que eu não consigo fazer nada, eu não sou recompensada, eu me sacrifico, eu me dedico e assim o sentimento de que não tenho resultado ou reconhecimento pelo meu esforço. Procrastinar tira a energia e traz muitos sentimentos negativos que dão um enorme vazio e que muitas vezes são imperceptíveis. 

Você já percebeu que não adianta procrastinar e que tudo precisa acontecer, certo?

  Te faço um convite a reflexão de suas ações e 5 passos para esse momento ideal:

1 - Perceber se o que acontece com você está impedindo a realização de seus sonhos e objetivos; 2- Identificar o que te mobiliza e o que te imobiliza, que não é tarefa fácil, mas é algo engrandecedor e realizador quando acontece. Coloque tudo no papel; 3 - Peça ajuda se precisar, nem sempre conseguimos ter a melhor visão e quem está de fora tem sempre uma opinião diferente da nossa e ajuda a refletirmos; 4 - Faça você protagonista de suas ações, de sua história, não permita que você mesma se impeça de ser feliz; 5 - Realize. 

É um prazer escrever para vocês, amo compartilhar conhecimentos. Deixe aqui sua opinião sobre o texto, se foi útil e se quiser, dê ideias, quem sabe no próximo texto posso ajudar mais. Compartilhe com seus amigos! Gratidão e até a próxima! Cátia Guimarães @ctgcoaching


 
 
 

Comentarios


© 2020 por CÁTIA GUIMARÃES - Desenvolvimento. Criado por @__tharts

bottom of page